
Um dos maiores eventos de empreendedorismo, tecnologia e inovação de Minas Gerais, o E-Festival Sebrae será realizado nos dias 25 e 26 de junho, em BH. Para falar sobre a iniciativa, o especialista em empreendedorismo, estratégia e inovação, Evandro Carmo participou do Conecta Mente dessa segunda–feira (19/5), com Fernando Cardoso.
O evento nasceu em 2021, a partir de uma estratégia do time interno do Sebrae que não deu muito certo, segundou contou o especialista. “E aí, esse evento foi um grande aprendizado. A gente sempre diz para os empreendedores terem resiliência a persistência”, disse.
“Todo mundo pergunta para a gente assim: ‘por que é o E-Festival Sebrae? Como vocês pensaram nisso?’. Na verdade, nós começamos esse evento pensando justamente nessa mistura. Naquela época, a gente tinha a galera da startup, da inovação, e tinham os setores mais tradicionais de empreendedorismo, e aí a gente pensou em misturar esses dois mundos num só”.
Dessa forma, o evento busca conversar com os dois perfis de empreendedores, buscando inspiração nos grandes festivais de música que mesclam bandas clássicas e artistas independentes. “Construímos uma estrutura em que pudéssemos beber de estratégias clássicas de administração e negócios e estratégias inovadoras”.
“Isso reflete tanto no cenário do casting de palestrantes que a gente tem, quanto nas estratégias que a gente utiliza, porque a nossa visão para o evento é de fato fazer com que ele seja uma catedral mesmo, uma plataforma de oportunidades para aquele empreendedor que quer crescer ou mesmo aquele que quer iniciar”.
E-Festival 2025 promete surpresas
Com as expectativas para a edição deste ano em alta, Evandro listou as novidades do E-Festival 2025, que promete surpresas em comemoração aos cinco anos da iniciativa. “A gente carrega essa responsabilidade de conseguir fazer diferente todos os anos”.
“Nós pensamos nessa entrega como uma empresa, e temos um nível de exigência de fazer com que as inovações que estão sendo discutidas no mundo dos negócios chegue para os nossos clientes de uma maneira mais tangível. E tem sempre a disputa entre aqueles que gostam de palestras mais inspiradoras e aqueles que gostam das mais técnicas”.
De acordo com Carmo, o evento trará histórias inspiradoras, trajetórias de vida, técnicas modernas e clássicas, bebendo do conceito de “empreendedorismo em todo lugar”. “E por que a gente resgatou esse contexto? Porque nós estamos falando hoje de inteligência artificial e ao mesmo tempo de humanização”.
“Estamos falando de automação de processos, mas também estamos falando sobre fluidez nas relações entre pessoas e empresas. Então, a gente precisou criar essa linha tênue de refletir todos os lugares em que o empreendedorismo se torna aplicável para justamente conseguir tangibilizar”.
Sean Ellis é destaque da edição
A curadoria do E-Festival vai buscar refletir sobre essas questões por meio dos 46 palestrantes convidados. Um dos grandes nomes desta edição, segundo o especialista do Sebrae, é Sean Ellis, empresário criador da estratégia Growth Hacking, que fez com que algumas empresas faturassem bilhões de dólares.
“Nós temos o Caio Carneiro, best–seller, autor de diversos livros, para falar um pouco sobre o método dele de escala de vendas; a gente tem o Jakson Follmann, que é aquele sobrevivente da tragédia da Chapecoense, para contar um pouco do storytelling dele, e eu asseguro, é sensacional”, afirmou Evandro.
Um outro ponto que o evento irá trabalhar é o networking entre as pessoas que vão participar do evento por meio de um aplicativo. “Esse ano, a gente conta com a parceria com uma empresa que é consolidada e que faz essas aplicações para os grandes eventos do Brasil”, disse Carmo.
“A gente tinha um receio de trazer para cá e não funcionar, mas nós conseguimos colocar ali [no aplicativo] tudo o que imaginamos. E por que nós pensamos nessa aplicação? Porque o portfólio de pessoas, de clientes e parceiros que estão ali dentro do evento, de repente uma solução que alguém busca pode ser encontrada no colega do lado”.
Plataforma do Sebrae conecta empresas
Outra novidade será o lançamento de uma plataforma do Sebrae, em que as empresas poderão colocar suas necessidades ou se cadastrarem para fornecer um serviço. “É uma oportunidade não somente de receber conteúdo, mas também de fomentar negócio com a nossa turma de parceiros”.
Ao longo do bate–papo, o especialista também falou sobre a importância da inovação e como torná-la acessível, além de comentar sobre a tecnologia como ferramenta para servir às pessoas. O episódio completo está disponível no nosso Spotify (ouça abaixo) e no canal de YouTube da CDL FM. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais.