Com mais de três milhões de vendedores no Brasil e mais de 200 milhões de acessos em um mês, a Shopee é um verdadeiro fenômeno de vendas entre os marketplaces. Para falar sobre esse sucesso mundial, o Conecta Mente dessa segunda–feira (10/3) recebeu o head de brand e live commerce da empresa, Rodrigo Farah.
Formado em jornalismo e economia pela Universidade Mackenzie e com mais de 15 anos de experiência nas áreas de branding, growth e marketing digital, Farah lidera as áreas de mídia, produção, planejamento criativo e campanhas on-line e off-line da Shoppe.
A história do fenômeno de vendas começou em Singapura, em 2015, com a missão de transformar a vida de vendedores e consumidores, segundo Rodrigo. “E hoje a Shopee está espalhada por diversos países. Ela já está aqui no Brasil há cinco anos, e foram cinco anos de bastante crescimento”, afirmou o head de brand.
“É uma das marcas mais lembradas quando a gente fala de marketplaces ou plataformas de e-commerce no Brasil, e queremos continuar crescendo, com certeza. Hoje em dia temos mais de três milhões de vendedores brasileiros cadastrados no nosso aplicativo, mais de um terço da população do Brasil entra no nosso aplicativo mensalmente”.
Os segredos do sucesso da Shopee
Farah explicou como a Shopee formula uma campanha para vender produtos que os consumidores veem, mas que têm uma série de marcas agregadas por trás: “Quando a gente vai realizar algum tipo de campanha publicitária, que a gente tenha embaixadores e campanhas de marketing que alcancem todo o Brasil”.
“Hoje, a Shopee está disponível para todos os brasileiros. O nosso público alvo são pessoas acima de 18 anos com um smartphone, então, primeiro, a gente precisa ter parceiros que tenham capilaridade para nos representar por todo o Brasil, que sejam conhecidas por todo o país”, revelou Rodrigo.
O head de brand citou alguns embaixadores que a Shopee já teve, como Xuxa, Ludmilla, É o Tchan e, atualmente, o ator Terry Crews. Um outro ponto trabalhado pela marca é a comunicação, que deve ser sempre divertida e passar uma musicalidade, sempre atrelada a um jingle.
Datas duplas
“Outra estratégia de marketing que foi fundamental para o nosso crescimento aqui no país foram as datas duplas, ou seja, o 2/2, como a gente teve recentemente, o 4/4, o 5/5, que são datas nas quais nós oferecemos uma série de benefícios econômicos, como por exemplo, milhões de reais em descontos, cupons, entre outros”, destaca.
Em um mercado com bastante concorrência, Farah citou a diversidade de categorias em produtos e faixas de preço como diferencial da empresa: “A gente tem até um ditado que é ‘tem tudo na Shopee’, porque existem vários produtos e serviços”.
“A gente tem uma categoria de moda bem forte, temos uma categoria de lifestyle bem forte, produtos para casa, esportivos, enfim. Isso foi fundamental para o crescimento da Shopee, as pessoas viram que podiam comprar de tudo o que elas quisessem, e ao longo desses anos, a gente aumentou e conta cada vez mais com vendedores e grandes marcas do Brasil”.
De acordo com Rodrigo, atualmente, 90% das vendas que ocorrem na Shopee são de vendedores brasileiros para consumidores brasileiros. O e-commerce tem parceria com marcas como Havayanas, Cacau Show e L’Oreal, além de pequenos e médios empreendedores.
O head de branding também falou sobre o processo de seleção de vendedores para o marketplace, explicou sobre o Live Commerce da empresa e deu mais detalhes sobre o jeito Shopee de vender. O episódio completo com toda a entrevista está disponível no nosso Spotify (ouça abaixo) e no canal de YouTube Multiprosa. Acompanhe trechos da conversa nas redes sociais da Rádio CDL FM.