A corrida pelo Oscar 2025 tem sido cheia de reviravoltas. Filmes como “Emilia Pérez”, “Conclave”, “Ainda Estou Aqui” e “Anora” viveram e vivem momentos sob os holofotes, conquistando fãs e também críticos ferrenhos. Atrizes e atores também dançam na posição de favoritismo nas categorias em que concorrem: Zoe Saldaña, Demi Moore, Fernanda Torres e Mikey Madison tem sido algumas das artistas mais cotadas para conquistarem uma estatueta.
No meio de um cenário de incertezas e grandes produções cinematográficas dignas de um Oscar, o The New York Times, um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos, apontou Fernanda Torres e “Ainda Estou Aqui” como ganhadores nas categorias Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional. O veículo publicou a previsão nessa quinta–feira (27/2).
A brasileira concorre com Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore. Para o jornalista do The New York Times, Kyle Buchanan, a corrida para Melhor Atriz é a mais eletrizante, e ele não descarta chances de vitória para as protagonistas de “Ainda Estou Aqui”, “A Substância” e “Anora”.
Moore tornou-se uma forte concorrente com seus discursos marcantes de retorno ao cinema ao vencer os prêmios SAG, Critics Choice e Globo de Ouro. Madison, por sua vez, roubou a cena no Bafta e no Independent Spirit Awards, e o fato de ser a protagonista do longa–metragem favorito a ganhar Melhor Filme lhe dá alguns pontos.
Fernanda tem sido a última candidata a ser assistida pelos membros da Academia, que só agora estão se familiarizando com “Ainda Estou Aqui”. A situação, segundo o The New York Times, tem concedido muitos votos a Torres. Com a disputa acirrada entre Demi e Mikey, pode ser que os eleitores escolham a brasileira como uma terceira alternativa.
Melhor Filme Internacional
Já na categoria de Melhor Filme Internacional, o The New York Times destacou que, em outro momento, “Emilia Pérez” tinha a vitória nessa categoria garantida. No entanto, com o longa–metragem francês nas cordas, “Ainda Estou Aqui” tem se destacado entre os eleitores, e é a aposta do jornal estadunidense para vencer.
Para Melhor Filme, outra categoria que a produção brasileira concorre, as apostas estão em “Anora”. Depois da saga de “Emilia Pérez”, o longa–metragem de Sean S. Baker ganhou os principais prêmios dos sindicados de produtores, diretores e roteiristas.
De acordo com o The New York Times, essas vitórias, geralmente, prenunciam a vitória de Melhor Filme, uma vez que a guilda dos produtores usa uma votação preferencial semelhante à da Academia. No final da corrida, “Conclave” ganhou o principal prêmio do SAG, além de levar para casa Melhor Filme no Bafta.
No entanto, Kyle Buchanan ainda acredita que “Anora” leve a melhor, pois o filme ganhou todos os prêmios que precisava, enquanto “Conclave” acabou perdendo algumas indicações incontestáveis ao Oscar de direção e fotografia.