A BBC News publicou uma reportagem sobre familiares que tiveram que tomar medidas extremas para preservar a saúde mental e emocional de seus pais idosos, como remover o chip do celular e desligar a internet.
A decisão foi motivada pelo uso excessivo dessas tecnologias pelos idosos, algo que vem gerando preocupação devido aos impactos negativos em sua saúde emocional, mental e social. Esse fenômeno já é alvo de pesquisas e recebeu o nome de nomofobia, que representa o medo de ficar sem celular.
Embora não seja classificada como uma doença ou transtorno específico, a nomofobia é entendida como um conjunto de sintomas exacerbados por uma relação pouco saudável com os dispositivos móveis.
Os celulares são vistos como aliados dos idosos, facilitando o contato rápido com familiares e amigos, no entanto, seu uso desmedido traz efeitos colaterais preocupantes, como isolamento, solidão, sensação de exclusão do mundo social e aumento de transtornos de humor como a depressão.
Além desses pontos levantados por especialistas, é importante destacar outro fator preocupante, a exposição excessiva notícias falsas e pessimistas que podem gerar ansiedade e sentimentos de desesperança.