Por João Henrique do Vale
A Prefeitura de Belo Horizonte voltou a exigir o uso de máscaras na cidade em ambientes fechados. A medida foi anunciada, nesta segunda-feira (13), pela secretária municipal de saúde, Cláudia Navarro. Entre as justificativas, está o aumento no número de casos de Covid-19 nas últimas semanas na cidade.
“Nosso protocolos, como foi colocado desde o começo da pandemia, são revistos diariamente e alterados de acordo com os dados epidemiológicos e baseados cientificamente. Neste momebto decisimos voltar com a obrigatoriedade das máscaras em locais fechados”, disse Navarro.
A responsável pela pasta da Saúde, em BH, destacou ainda que a obrigatoriedade vale par “todos os ambientes fechados”. “Transporte coletivo, instituições de saúde, shopping, lojas, cinemas, teatros e todos os ambientes que não são ao ar livre. Estamos tendo aumento por 100 mil habitantes, apesar de não ter alta nos óbitos e em internações. Esse aumento, principalmente nas crianças, leva uma dificuldade no atendimento, principalmente ambulatorial”, explicou
A regra vai valer até o dia 31 de julho. A data pode mudar de acordo com a avaliação epidemiológica.
Em 2 de junho deste ano, a administração municipal já tinha recomendado o uso do equipamento de proteção em escolas e ambientes fechados da capital mineira.