Tomar Guinness em Londres virou tarefa difícil neste fim de ano. A marca irlandesa está racionando cerveja nos pubs e bares de todo o Reino Unido, por causa da demanda excessiva. Sim, o aumento no consumo de Guinness foi tão grande neste fim de ano, que a Diageo, holding que detém a marca, decidiu limitar o número de barris que os bares podem comprar.
Além das festas de Natal e Réveillon, que são datas expressivas para o aumento das vendas, a demanda pela icônica cerveja preta cresceu em função de uma campanha feita pela própria companhia para atrair novos consumidores, o que atingiu em cheio o público feminino. Houve aumento de 24% no consumo da Guinness entre as mulheres.
Depois disso, a influenciadora Kim Kardashian postou no Instagram uma foto dela segurando a cerveja, despertando o interesse da Geração Z. Aliás, existe o termo “guinnfluencers”, sabia? Famosinhos da rede contratados pela Guinness como embaixadores da marca.
Resultado? Já há campanhas de pessoas mais velhas, tradicionais consumidores da cerveja irlandesa, pedindo que os jovens parem de beber ela, como o escritor Howard Thomas, de 79 anos, que vem se expressando com frases como “deixem a Guinness para os velhos”. Que fenômeno, hein? Em pensar que tanta cervejaria vem lutando para manter público, a Guinness tem consumidor de sobra.