O que é o futuro? Como será a nossa casa em 20 anos? Em tempos de Alexa e ambientes ultra conectados através da internet das coisas, será que nós já não estaríamos vivendo o futuro das moradias com as smart homes?
O designer suíço Yves Béhar, responsável por uma série de projetos inovadores para a arquitetura, para o design e para construção civil, tocou em um termo para falar desse futuro: já pensou em desconexão? Para o designer suíço, os aparelhos, gadgets, telas e fios vão continuar fazendo parte da nossa vida, mas, de uma maneira quase invisível.
Para Yves Béhar, a casa, daqui a 20 anos, vai ser silenciosa e focada na interação humana, na sustentabilidade, na saúde e no bem-estar. Ele prevê que as smart homes vão ser um lugar de paz, onde os habitantes poderão se desconectar da tecnologia que estará presente em excesso nas ruas e no trabalho.
Eu adorei isso, e a Isabelle Olsson, diretora de design para casa do Google, também bateu nesta tecla na mesma pesquisa. Ela diz que a tecnologia vai nos ajudar a desconectar, já que, executando atividades complexas apenas com simples toques na tela do celular, nós vamos ter mais tempo livre.
A meu ver, nesse futuro, a questão vai ser saber utilizar esse tempo livre da melhor maneira para que sejamos pessoas melhores uns com os outros.