O consumo de alimentos zero açúcar tem se popularizado cada vez mais, principalmente entre aqueles que buscam uma dieta equilibrada. Mas será que esses produtos são de fato mais saudáveis?
Os produtos zero açúcar costumam ter uma combinação de adoçantes artificiais, corantes e conservantes, que, embora não adicionem calorias, podem interferir negativamente no metabolismo, na regulação do apetite e até mesmo na saúde da microbiota intestinal.
O problema está nos ingredientes que entram no lugar do açúcar, que quando consumidos com frequência estão longe de serem totalmente inofensivos. Um bom exemplo é o aspartame, um adoçante artificial comumente utilizado em refrigerantes e doces zero açúcar. As pesquisas ainda são limitadas em humanos, mas os resultados em animais sugerem que o excesso de adoçantes artificiais pode ser prejudicial à saúde.
Em resumo, trocar açúcar por aditivos artificiais não é garantia de saúde, reforçando a importância de escolhas alimentares não apenas baseada em calorias.