O coletivo Reencontro de Improviso fará o último espetáculo do ano, nesta quinta–feira (14), na Funarte, em Belo Horizonte. Com diálogos improvisados entre dança e música, a apresentação será gratuita e acessível para pessoas com deficiência visual. A artista Cris Diniz fará uma participação especial.
Quatro artistas da dança e três da música apresentam espetáculos tramados no momento presenciado pelo público, a partir da ideia de arte como criação coletiva, libertária e em movimento constante. O improviso é a estrela da apresentação, que costura movimentos e sonoridades de forma única a cada espetáculo.
Para pessoas com deficiência visual, haverá um recurso de audiodescrição inserido de forma artística. Além disso, o grupo poderá conhecer previamente os artistas do coletivo, o cenário e os objetos cênicos que fazem parte do espetáculo, por meio de uma visita guiada, às 19h. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria do local.
Coletivo passeia por centros culturais
A temporada 2024 iniciou no Centro Cultural Alto Vera Cruz, em julho, e passou pelo Centro Cultural Vila Marçola, no Aglomerado da Serra e no Centro Cultural Vila Santa Rita, no Barreiro. O coletivo também ofereceu uma oficina para jovens e adultos de improvisação em dança e diálogo com a música.
Para a apresentação final desta temporada, o grupo terá a participação de Cris Diniz, especialista em iluminação cênica. “Na Funarte, a iluminação também será um ponto artístico, executado de improviso, a partir das percepções de Cris Diniz”, disse a artista e idealizadora do projeto Carol Vilela.
“A gente não quer uma luz certa para o trabalho, assim como não queremos uma música ou uma coreografia certa. A luz também poderá ser propositora. A ideia é que a gente explore um pouquinho o diálogo de ações da dança, da música e da luz”.
O grupo Reencontro de Improviso surgiu do desejo de Carol em reunir amigos para compor uma performance cênica autoral improvisada, criando diálogos espontâneos entre a música e a dança. Com isso, a artista criou um coletivo de profissionais da dança e da música com experiências e idades variadas.
Entre os profissionais, Carol convidou a colega de curso de graduação em Dança, Bárbara Maia; Lívia Espírito Santo, que fez parte da Companhia de Dança do Palácio das Artes; e sua aluna do Cefart, Clara Lins.
Já na música, as parcerias ocorreram com o violinista William Rosa, que passou pelo Grupo de Choro Palácio das Artes; o fundador do selo Xifuta Records, Abu; e o baterista e percussionista Pedro Alves.
Reencontro de Improviso
Data: 14 de novembro
Horário: 19h30
Local: Funarte | Rua Januária, 68 – Centro
Ingressos gratuitos na bilheteria física