Que o linho é um tecido nobre usado em roupas e na casa, disso ninguém tem dúvida. E por que será que a gente fala que ele é nobre? Muita gente acha que é por causa da beleza desse tecido. Mas, além de ser uma das fibras mais antigas do mundo, tem muita história por trás do linho que permite a ele esse status de nobreza.
A mais instigante nas minhas pesquisas foi descobrir que a fibra foi descoberta há mais de 36 mil anos antes de Cristo, e teve seu uso constatado em construções e moradias pré-históricas. Portanto, acho que dá para afirmar que o linho é o tecido vegetal mais antigo da história do homem.
Ele é feito a partir das hastes da planta que levam o mesmo nome e é extremamente durável. E quando ele é 100%, tem composição completamente vegetal e é bastante sustentável. Eu estou contando essa história porque o linho está em alta, mas, a pergunta que fica é: tem que ter cortina de linho, sofá de linho, roupa de linho? Claro que não.
Essa imposição do consumo deixa a gente maluca, e nós nem percebemos o quanto somos empurrados para comprar, comprar e comprar, mas, é muito bom quando temos informação para saber o que a gente está adquirindo. Afinal, descartável, sim, está fora de contexto, e optar pelo que é durável é muito melhor. Amanhã a gente fala mais sobre essa necessidade eterna de consumir o tempo todo!