Em torno de 14% das crianças com menos de cinco anos de idade têm excesso de peso ou obesidade no Brasil. A obesidade na infância está relacionada a um risco aumentado de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares ou câncer na vida adulta.
De acordo com o estudo realizado na Universidade de São Paulo, o consumo de alimentos ultraprocessados, tipo refrigerantes, biscoitos recheados, salgadinhos e sorvetes é responsável por mortes prematuras de pessoas jovens no Brasil.
Outra questão apontada como fator de risco para obesidade é o sedentarismo. A falta de espaços públicos seguros, onde as crianças possam realizar atividades físicas, é um problema comum na maioria das cidades brasileiras. Além disso, pesquisas mostram que os jovens passam em torno de quatro a cinco horas diárias em frente às telas. Muito mais tempo do que passavam as crianças das gerações anteriores.
O principal ato de amor para com as nossas crianças é cuidar da sua saúde, se quiser saber mais me chame lá no Instagram @patriciaaxernutri ou no @radiocdlfm.