Cinquenta mulheres empreendedoras lançaram a marca de moda autoral “AlmeNara Têxtil” no Minas Trend, nessa terça–feira (22). O projeto faz parte da iniciativa Mãos à Moda, que tem o objetivo de tornar a moda autoral uma expressão da identidade e tradição regional do Vale do Jequitinhonha.
O grupo de mulheres participa de encontros de capacitação promovidos pelo projeto, a fim de desenvolver e aprimorar talentos relacionados à confecção. O resultado foi uma coleção com itens de vestuário feminino, infantil, upcycling, acessórios e moda casa expostos nesta edição do Minas Trend, que ocorre em BH.
Em conversa com a Rádio CDL FM, Jussara Rocha, sócia–diretora da Raízes Desenvolvimento Sustentável, empresa parceira do projeto, explica que o Mãos à Moda tem o objetivo de resgatar o desenvolvimento de Almenara por meio da moda. A iniciativa é voltada para mulheres que acreditam que o setor pode gerar trabalho e renda.
“Tem muitas dessas mulheres que ainda não são empreendedoras mas que já estão no caminho e já têm qualificação para isso, porque foi um conjunto de capacitações ao longo do ano, até chegar nesse momento de desenvolver uma coleção e trazer para o Minas Trend como primeiro lançamento fora de Almenara”, explica Jussara.
Capacitação auxilia quem já tem um negócio
Gabriela, uma das empreendedoras presentes, utilizou todos os recursos que aprendeu no Mãos à Moda para aprimorar sua marca de acessórios, a Lady B Acessórios. “Eu já trabalho há alguns anos nessa parte de moda, mas era uma coisa mais rápida, seguindo tendências atuais, e o projeto trouxe um olhar mais voltado para a parte autoral”.
“É aquilo que fica, que dura, é algo que traz uma beleza e uma exclusividade maiores, e claro, muito da nossa essência”, define Gabriela. “Como é uma visão diferente, tem que ir adaptando aos poucos, mas toda coleção que eu vou fazer eu já penso em algo com uma pegada mais manual, que tenha um ar mais exclusivo”.
Elania, que é formada em Gestão Ambiental e ainda não tem uma marca própria, se encontrou no upcycling pela questão da sustentabilidade. “A gente trabalha fazendo peças, reaproveitando o jeans, fazendo novas peças e com bordado também. É tudo muito novo, mas me atraiu muito pelo tema da sustentabilidade”.
Venina, por sua vez, trabalha há algum tempo com moda casa em sua marca, a Venina Artes. “Me incentivou mais com essa turma que entrou agora, para ver se leva mais para frente um pouco [o negócio]. Eu já tenho o meu próprio negócio, é pequeno, mas vai crescer um pouco, vou conhecer novas pessoas”, reflete a empreendedora.
Assista à reportagem:
‘Coletivo de mulheres trilham caminho do empreendedorismo’
No Minas Trend, as empreendedoras têm a oportunidade de mostrar os trabalhos desenvolvidos e negociar a encomenda de peças. “Aqui é um coletivo de mulheres que, juntas, estão trilhando o caminho do empreendedorismo dentro da cadeia produtiva da moda”, completa Jussara.
“Elas estão vendo que o empreendedorismo traz para elas autonomia, a possibilidade de exercitar a sua criação, colocar isso em prática e fazer com que as pessoas admirem, desejem e comprem. E elas estão entendendo também como isso é importante do ponto de vista coletivo”, adiciona a sócia–diretora.
32ª edição do Minas Trend
O Minas Trend vai até esta quinta–feira (24) no BH Shopping, apresentando as novidades de vestuário do Outono/Inverno 2025. Nesta edição, o evento se reposiciona como “Casa da Indústria da Moda”, seguindo o tema “Reflexos da Moda: Revelando Horizontes”. Uma das novidades é a alteração do local.
“Nossa expectativa é positiva; mudar de lugar traz um frescor do novo. A alteração permitiu que todos os setores fiquem em um mesmo pavimento, otimizando a circulação do público, potencializando a visibilidade das marcas, enfim, favorecendo a aquisição de um mix de produtos completo”, disse a gerente de Projetos de Negócios da Fiemg, Franciely Martins.
Ao todo, são 118 marcas expositoras participando, entre os segmentos de bolsas e calçados, vestuário, joias e bijuterias, kids, baby e teens. O evento espera receber 5 mil pessoas, com previsão de geração de negócios na ordem de R$ 25 milhões.