A próxima edição do festival Cura (Circuito Urbano de Arte) em BH ocorrerá entre os dias 24 de outubro e 3 de novembro e, neste ano, promete fazer a maior empena de arte urbana do Brasil. A responsabilidade ficará nas mãos da artista mineira Clara Valente, que vai assinar a obra de 1.928 metros quadrados.
Nesta, que é a oitava edição do Cura em Belo Horizonte, o evento se propõe a imaginar com a mesma intensidade que as crianças. Ocupando novamente a Praça Raul Soares, o movimento construirá um mirante que convide a comunidade à ocupação e a repensar sobre partilha e permanência.
Uma das atrações será a pintura da lateral do prédio da sede da Claro, que patrocina o festival. Clara Valente, reconhecida como a primeira grafiteira de BH, realizará a obra cujo tema é a “conexão entre a cidade e a natureza e entre o homem com o mundo”. A empena fica na rua Espírito Santo, número 1.000.
‘Medo com coragem, frio na barriga e alegria’
À Rádio CDL FM, a artista diz estar passando por um “milk shake” de emoções pela responsabilidade de assinar a obra da empena. “É medo com coragem, frio na barriga e alegria, orgulho e uma dose grande de humildade diante de uma parede colossal. Mas é muito bom sentir esse desafio!”, declara.
Segundo Clara, uma equipe do Cura a auxiliará na tarefa de pintar quase dois mil metros quadrados. “Assistentes de pintura, de segurança, produção etc. Desde o momento do convite me sinto abraçada e segura”, afirma.
Quanto à obra que vai ganhar a lateral do prédio, o evento dá a dica: uma comunhão entre os quatro elementos: terra, fogo, ar e água. “A arte que vou produzir na empena sugere uma paisagem, natureza, cores e formas bem alegres. Não vou entrar em detalhes para não estragar aquele gostinho de surpresa”, diz a artista.
Clara é pioneira da arte urbana na capital mineira, inspirada por paisagens do Cerrado, arquitetura urbana e formas geométricas. Segundo o diretor da Claro para a regional Minas, Carlos Valle, a escolha da artista para participar do Cura tem um simbolismo pela forte relação dela com BH.
“E acreditamos que a empena terá grande relevância artística e histórica não apenas para a cidade, mas por ser a maior já realizada no país”, declara Carlos.
Além da pintura da empena, que poderá ser acompanhada em tempo real, o público poderá desfrutar de um lounge na Praça Raul Soares. Serão seis dias de festa com apresentações de doze DJs mulheres, sendo duas em cada dia.
A line–up traz DJ Naroca, DJ Bebela, DJ Manu Grossi, DJ Pat Manoese, DJ Jambruna, DJ Black Josie, DJ Bruna Castro, DJ Fê Linz, DJ Carol Blois, DJ Camis, DJ Sandri e DJ Kingdom.