A segurança tem sido uma das maiores preocupações dos brasileiros, acima de temas como saúde e desemprego. Em BH, uma das companhias referência na área é a Emive&Co, responsável por sistemas de alarmes e câmeras. No Conecta Mente dessa segunda–feira (14/10), o diretor da unidade de negócios da empresa, Pedro Falci falou sobre a história do empreendimento e seu impacto na vida de franqueados.
Segundo o diretor, os empresários Frederico Mayer e Wallace Soares fundaram a Emive há 32 anos, pois viram na segurança uma grande oportunidade de mercado. Hoje, a empresa é franqueada e tornou-se um forte símbolo em Belo Horizonte por causa da figura do cachorro como mascote.
“A Emive começou com a proposta de trazer equipamentos de segurança a partir de uma viagem do Wallace para os Estados Unidos, em que ele conheceu uma empresa que fornecia equipamentos de segurança ligados a uma central de monitoramento 24 horas, então surgiu a ideia de trazer para o Brasil”, contou Pedro.
Hoje como sistema de franquias, a Emive oferece uma estrutura tradicional ideal para franqueados que possuem um capital limitado. Baseada em três pilares, a empresa preza pelo resultado financeiro, reconhecimentos e perspectiva de crescimento.
“A gente começou a operação de franquia em 2020, iniciamos por BH. No 1primeiro ano, nós captamos 74 franquiados, porque o franqueado tem a oportunidade de trabalhar num raio de 70 km. Então compõe todas as cidades dentro de um raio de 70 km do ponto base, que no caso é Belo Horizonte”, explica.
No ano seguinte, a Emive&Co expandiu para Vitória (ES) e, de lá para cá, aumentou para 22 estados. “São 47 operações, hoje a gente é a nona maior microfranquia do Brasil reconhecida pela ABF (Associação Brasileira de Franchising)”.
Os franqueados trabalham com a comercialização do produto, chamado de Sistema Smart Emive, com equipamentos de segurança Hardware e Software, além de um pacote de soluções. “Eu brinco que a Emive compos o Mc Lanche Feliz da proteção patrimonial, basicamente, ela traz todo um pacote de soluções”.
De acordo com o diretor da unidade de negócios, não existe um perfil para tornar-se um franqueado, porém, algumas características ajudam na hora de empreender na área. “A gente busca pessoas ambiciosas, que têm esse víes de empreender e que querem trabalhar com autonomia”.
“Mas, basicamente, os franqueados que mais dão certo no negócio são franqueados entre seus 25 a 45 anos porque o cara está no gás. É uma atividade que demanda uma intensidade comercial de ir para a rua, de fazer novos clientes. Porém, no final do dia, não tem nenhum tipo de restrição”.
Com os avanços na tecnologia, a Emive produz novas soluções em seu próprio laboratório, e mira na inteligência artificial para o futuro. “A gente acabou de lançar algumas soluções em inteligência artificial, por exemplo, o Paparazzi Pet”.
“Quem tem um animal de estimação pode ter a oportunidade de acompanhar na câmera toda a movimentação dele e dá stories compartilháveis em tempo real do comportamento, de como está sendo o dia a dia dele, isso é bem legal. Assim como também outros para comércio, por exemplo, voc}ê saber qual é o ponto do seu estabelecimento que tem um acesso maior”.
A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: