2024 foi o ano do pistache na confeitaria. Nunca vimos tantos brigadeiros, tortas, sorvetes, cremes e bolos no sabor dessa noz, que é a mais cara sobre todas as outras. Tão cara que as pastas artificialmente coloridas e saborizadas de pistache feitas à base de amendoim ou castanha de caju dominam o mercado por terem preços mais baixos.
Prova de que o pistache é a bola da vez, o novo “pretinho básico”, é que o ingrediente chegou ao mundo das bebidas também. A cervejaria Prussia Bier, de São Gonçalo do Rio Abaixo, sempre em dia com as tendências de mercado, acaba de lançar a sua White IPA com pistache, limão siciliano e sementes de coentro.
Quase um drinque essa cerveja, que tem malte de trigo na composição, além de duas variedades de lúpulo, strata e citra para acentuar mais ainda os cítricos em aroma e sabor.
Mas, e o pistache? A cervejaria utiliza as amêndoas in natura, acrescentando-as durante a maturação da cerveja, ou seja, fase do processo depois da fermentação, justamente para preservar as nuances delicadas de aroma e sabor trazidas pelo nobre ingrediente. Interessante, né?
Eu quero degustar. E, para isso, já coloquei meu nome na lista de pré-venda, que será aberta no dia 7 de outubro. Se essa for a sua vontade também, corre lá no site da Prussia Bier e garanta a sua!