O Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes exibe, de 3 a 10 de outubro, a mostra “O Estranho Mundo de Zé do Caixão”, com dez filmes de José Mojica Marins. Os longas foram restaurados para DCP-4K e serão apresentados para o público pela primeira vez no Brasil.
A estreia do projeto acontece justamente no ano em que o personagem simbólico completa 60 anos da primeira aparição nas telinhas. Na época, José Mojica teve de ele mesmo interpretar o personagem no longa “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, por não encontrar um ator que aceitasse a caracterização necessária.
A distribuidora americana Arrow Films foi a responsável pela restauração dos filmes, que aconteceu entre 2022 e 2023. Segundo os organizadores, este é o maior trabalho de restauração do cinema brasileiro. Os filmes restaurados são produções das décadas de 60 e 70 e também dos anos 2000 e retratam uma parte marcante da obra do cineasta.
Terror madrugada a dentro
A abertura da mostra acontece nesta quinta, às 19h30, com a exibição do longa “O Despertar da Besta”, de 1970. A sessão será comentada pelo filho de Zé do Caixão, Crounel Marins e pelo crítico e pesquisador especializado em cinema fantástico, Carlos Primati.
Já nesta sexta, os telespectadores poderão mergulhar madrugada a dentro no terror brasileiro, participando da “Maratona Cadavérica”, com a seleção de três clássicos do personagem: “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964), “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967) e “Encarnação do Demônio” (2008).
Os ingressos para as exibições poderão ser retirados gratuitamente meia hora antes, na bilheteria do teatro. Já para a “Maratona Cadavérica”, os ingressos estão disponíveis no site Eventim.
Durante a mostra, será possível ter acesso a textos exclusivos e filmes de José Mojica, que também ficarão disponíveis na plataforma do Cine Humberto Mauro.
Confira a programação completa:
- Sexta-feira – 04/10:
18h – Delírios de um Anormal;
20h30 – Palestra: O restauro dos filmes de José Mojica Marins;
- Maratona Cadavérica (exigência de ingressos):
22h30 – À Meia-Noite Levarei Sua Alma;
0h – Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver;
2h – Encarnação do Demônio;
- Sábado – 05/10:
16h – Finis Hominis – O Fim do Homem;
18h – Quando os Deuses Adormecem;
20h – A Estranha Hospedaria dos Prazeres;
- Domingo – 06/10:
20h – Inferno Carnal;
- Segunda-feira – 07/10:
18h – O Despertar da Besta;
20h – Finis Hominis – O Fim do Homem;
- Terça-feira – 08/10:
16h – Delírios de um Anormal;
17h30 – Quando os Deuses Adormecem;
19h CURTA CIRCUITO | O Segredo da Rosa;
- Quarta-feira – 09/10:
17h – Inferno Carnal;
19h – A Estranha Hospedaria dos Prazeres;
21h – O Estranho Mundo de Zé do Caixão;
- Quinta-feira -10/10:
16h – À Meia-Noite Levarei Sua Alma;
18h – Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver;
20h – Encarnação do Demônio;
Vulgo Zé do Caixão
O roteirista, diretor e ator José Mojica Marins é considerado o pai do gênero terror do cinema brasileiro. O produtor cinematográfico atuou em mais de 50 filmes e dirigiu mais de 40 ao longo de toda sua carreira.
A sua simpatia pelo horror começou em 1950, mas o apelido de Zé do Caixão veio mesmo somente em 1964. O nome retratava o famoso agente funerário de unhas longas e cartola. Apesar de ser o personagem mais famoso do ator José Mojica, Zé do Caixão foi estrela em apenas seis filmes.
O mestre do terror nacional morreu aos 83 anos, em fevereiro de 2020.