Com a chegada do último trimestre de 2024, o varejo se prepara para uma das épocas mais movimentadas do ano, marcada por datas como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e outras festividades. O período traz oportunidades para aumento nas vendas.
“Nossa expectativa é bastante positiva para o supertrimestre. Iniciamos com as vendas do Dia das Crianças e, em seguida, temos a Black Friday e Natal. Nossa expectativa é que entre os meses de outubro e dezembro a economia da cidade seja bastante favorecida com as vendas e também a geração de empregos temporários”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
Atrelada às datas comemorativas, está a chegada do 13° salário. A renda extra representa maior chance de consumo, contratação de serviços e redução da inadimplência. “Muitas pessoas utilizam esse recurso para quitar dívidas, outras optam por comprar presentes, viajar ou contratar um serviço. Com isso, várias cadeias da economia são favorecidas”, aponta Souza e Silva.
Período exige cautela
O dirigente alerta que, ainda que o supertrimestre seja um “período de ouro para o varejo”, ele também apresenta desafios importantes, especialmente em um cenário macroeconômico volátil. “O varejista deve aliar suas estratégias de vendas à realidade do país. Tão importante quanto vender nesses últimos três meses do ano, é estar preparado para as mudanças e adversidades da economia”, alerta.
Mesmo com a recente alta da taxa de juros (Selic), as compras à crédito apresentam crescimento. Contudo, o setor de comércio e serviços teme que, caso o Banco Central siga com uma política monetária mais restritiva, o poder de compra das famílias se fragilize.
“Apesar desses desafios, setores como supermercados e serviços esperam um desempenho melhor devido à estabilidade no mercado de trabalho e aumento da renda das famílias. Cerca de 53,5% das empresas desses segmentos projetam um ambiente de negócios positivo para o final de 2024”, destaca a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos.
E-commerce e experiência do consumidor
A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce e consolidou novos hábitos de compra. Atualmente, os consumidores buscam não apenas preços competitivos, mas também uma experiência de compra eficiente, incluindo entregas rápidas e uma logística eficaz. Empresas que conseguem otimizar essas etapas e oferecem um serviço completo e ágil tendem a se destacar.
“Eventos como a Black Friday reforçam a necessidade de estratégias digitais ativas, incluindo campanhas de marketing online e uma infraestrutura tecnológica capaz de lidar com o aumento do tráfego e das transações”, pontua Marcelo.
Tradicionalmente, o quarto trimestre, que é o supertrimestre para o varejo, é uma temporada de alto consumo, especialmente com as festividades e o aumento nas compras de presentes. No entanto, para 2024, as empresas precisam equilibrar estratégias promocionais, como descontos e ofertas especiais, com os custos operacionais e as restrições de crédito impostas pelo cenário econômico atual.
“A expectativa para o varejo é de crescimento, especialmente para segmentos menos dependentes de crédito, como vestuário, artigos diversos, entre outros. É de extrema importância o planejamento das empresas para aproveitar o potencial da temporada de final de ano e obter resultados concretos”, finaliza o presidente da CDL/BH.