Uma matéria para lá de interessante, publicada na revista “Science”, sugere que não é só o organismo humano que tende a usar o álcool como recompensa durante rejeições. A publicação mostra um experimento feito com moscas das frutas machos pela Universidade da Califórnia.
No estudo de observação em laboratório, os cientistas descobriram que as moscas machos recorrem ao consumo do álcool formado pela fermentação das frutas maduras quando são rejeitadas sexualmente pelas moscas fêmeas. Tal comportamento indicaria que os insetos buscam no álcool um substituto ao prazer que lhes foi negado através do acasalamento.
O mesmo estudo mostra que as moscas machos que obtinham sucesso em se acasalar preferiam alimentos sem álcool, enquanto os machos, quando rejeitados, consumiam o dobro do álcool das frutas.
As hipóteses levantadas com o estudo indicam uma relação forte entre o consumo de álcool e a rejeição e o prazer, ou seja, até em organismos simples, como o de moscas, existe uma resposta neuroquímica ao fracasso reprodutivo, o que ativaria o sistema de recompensa do cérebro. É surpreendente, não é? E muita gente achando que consumir ou não bebidas alcoólicas é apenas uma questão de vontade.