A partir deste ano, chegou a Minas Gerais o “Unidos pela Comida”, um projeto da Unilever que, por meio do trabalho da Hellmann’s, já ajudou a evitar o desperdício de quase 2 toneladas de alimentos em todo o Brasil. E o Conecta Mente desta semana recebeu, Carolina Riotto, diretora de marketing da categoria de alimentos da Unilever no Brasil, para contar como o projeto ajuda a reduzir o desperdício ao mesmo tempo em que conecta negócios e empreendedores.
No programa, ela conversou com Fernando Cardoso sobre a chegada do projeto a Minas Gerais, como se dá a integração com outros negócios e como o Unidos pela Fome, que surgiu de um incômodo dos próprios funcionários da empresa, promove um empreendedorismo mais sustentável sem abrir mão dos resultados.
“Hellmann’s é uma marca que acredita que comida é boa demais para ser desperdiçada e tem como propósito ajudar a inspirar as pessoas a reduzir o desperdício de alimento. Hoje, a gente está num cenário onde um monte de comida boa é jogada fora e muito próximo da gente tem muitas pessoas passando fome”, conta
Combate à insegurança alimentar
A ideia é mostrar que muitos dos alimentos que ficam “esquecidos” na geladeira aparentemente sem serventia podem ser transformados em refeições deliciosas. O projeto surgiu durante a pandemia de Covid-19, os funcionários da Hellmann’s resolveu colocar esse propósito da empresa a serviço da sociedade, diante das dificuldades financeiras e insegurança alimentar que a crise de saúde impôs a milhares de pessoas em todo o país.
“Infelizmente, grande parte da população tem insegurança alimentar ou vivem sem condições de saber se vai tomar o café da manhã, se vai ter o que comer à tarde, se vai ter o que comer para o jantar. Qual é a base do programa? A gente pega comidas que estão em perfeito estado para consumo, que seriam desperdiçadas, e a gente transfere para aqueles em vulnerabilidade”, detalha a diretora de marketing.
Os produtos são selecionados a partir de critérios que garantem que eles ainda estejam próprios para consumo: “Às vezes você tem uma banana com uma manchinha ali na casca, que não tá tão bonita para ser comercializada, ou uma batata que não está naquele formato padrão perfeito que as pessoas costumam comprar. Muitas vezes os supermercados se veem obrigados a desperdiçar esse alimento, mas ele está em perfeita condição para consumo”.
Conexão empreendedora
Para isso, o Unidos pela Comida mobiliza uma rede de negócios em prol do combate ao desperdício. É que os alimentos são recolhidos de redes de supermercados. Essa logística e o treinamento dos funcionários envolvidos no projeto ficam por conta de uma startup parceira da Hellmann’s: a Infinity.
“Essa doação desses alimentos não vem só da Unilever, mas eles também vêm de parceiros, de supermercado, que têm ali a comida. Então o Infinity faz a coleta desses alimentos e leva para as cozinhas de transformação”, conta Carolina.
A empresa parceira é responsável ainda por treinar os envolvidos no projeto. “Então a Infinity vai, faz o treinamento de toda a equipe do supermercado para saber avaliar esses produtos, posiciona e faz a transformação. Nessas cozinhas de transformação, esses alimentos recebem uma segunda oportunidade, uma nova via. E ali a gente inspira também muitas receitas que podem ser criadas com esses alimentos”, detalha Carolina.
Em operação há três anos, o projeto está presente em oito estados brasileiros e chegou também a Minas Gerais, em maio deste ano. Ao todo, já foram doadas mais de 1,7 mil toneladas de alimentos, que foram transformados em mais de 2.6 milhões de refeições.
“Isso não tem impacto só no alimento, porque também ajuda a diminuir os impactos das mudanças climáticas, já que a produção de alimento é responsável por uma grande quantidade de emissão de fases de efeito estufa, então a gente consegue calcular que a gente já evitou a emissão de mais de mil toneladas de CO2 com todo esse processo”, celebra Carolina.
A entrevista na íntegra já está disponível nas nossas plataformas digitais. Ouça abaixo: