Se você ainda não leu sobre a criação da rota do vinho em Minas Gerais pelo governo estadual, corra no site da CDL para saber os detalhes. E assim como Minas acaba de formalizar a criação de um roteiro turístico ligado à produção de vinhos, o estado de São Paulo está lançando um projeto no mesmo sentido.
São Paulo registrou um aumento de 80% na produção de uvas em 2023 comparado ao ano anterior. Se em 2022 havia 7,8 mil videiras plantadas em terras paulistanas, em 2023, esse número pulou para 64 mil pés. No ano passado, foram abertas 40 novas vinícolas por lá, alcançando a marca de 250 empresas, em sua maioria localizadas nas cidades do Espírito Santo do Pinhal, São Roque, Louveira e Indaiatuba.
Já Minas Gerais conta com 100 produtores de vinho atualmente, movimentando algo em torno de R$ 120 milhões por ano. São mais de mil hectares de vinhedos registrados em nosso estado, distribuídos pelas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Sul e Sudoeste, Oeste, Norte, Metropolitana Jequitinhonha, Central e Campo das Vertentes.
Ou seja, uma rota enorme do enoturismo a ser explorada e expandida para o estado vizinho de São Paulo, como acontece nos países europeus.
Se você curtiu e quer ouvir outras curiosidades, dicas e notícias do mundo da gastronomia líquida, siga o perfil da nossa coluna no Instagram @liquidoecertocdl.fm.