Ao que tudo indica, os irmãos Noel e Liam Gallagher, fundadores do Oasis, finalmente deixaram as intrigas de lado após 15 anos separados e estão prontos para dividir o palco novamente.
A notícia ganhou destaque na imprensa britânica no útltimo fim de semana. Liam e Noel realizaram posts sobre retorno neste domingo (25/8), o que levou o Oasis ao topo dos assuntos mais comentados na internet. Afinal, tanto um irmão quanto o outro já haviam afirmado que uma reunião da banda estaria descartada para sempre.
Quando começaram os boatos
Os rumores começaram em 20 de maio, quando o perfil da banda postou um vídeo no Instagram no qual há uma bela casa em meio a grandes árvores.
Na legenda está escrito: “What’s the Story (Morning Glory) 30th anniversary tour happening 2025”. Algo como: “Turnê do 30º aniversário do “What’s the Story (Morning Glory)” acontecerá em 2025″.
A partir disso, fãs começaram a apostar na possível reunião para celebrar o álbum de 1995, que emplacou clássicos como “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger”.
Quando a reunião será anunciada
Tanto Liam quando Noel publicaram uma imagem misteriosa nos perfis pessoais e da banda no Instagram e X, antigo Twitter. No post, vemos a data “27.08.24” e 8am”, em uma arte com referências do logotipo da banda no último domingo (25).
‘Definitely Maybe’ – Deluxe 30th Anniversary Editions
— Oasis (@oasis) May 23, 2024
Featuring unheard Monnow Valley versions and Sawmills Studios outtakes.
Available on deluxe 4LP, 2CD, coloured vinyl, cassette and digitally with new artwork and sleeve notes.
Released 30th August. Pre-order now:… pic.twitter.com/rRGkZxzD2N
No mesmo dia, Liam realizava um show no Festival de Reading e dedicou a canção do Oasis “Half a World Away” ao irmão.
.@liamgallagher closed Reading 2024 with a rendition of ‘Half The World Away’ dedicated to “Noel fucking Gallagher” and an apparent teaser for the imminent Oasis reunion…
— NME (@NME) August 26, 2024
📸 Andy Ford for NME#LiamGallagher #Oasis #ReadingandLeeds #RandL24 #NMEReading pic.twitter.com/2YzRfBDczQ
Também no X, um fã perguntou a Liam quando as datas dos shows seriam anunciadas. O músico apenas respondeu: “na próxima sexta”.
Onde e quando serão os shows?
O jornal britânico “Sunday Times” revelou que os shows do Oasis devem ocorrer no Heaton Park, em Manchester. O Estádio de Wembley, em Londres, também deve receber o show no verão de 2025.
Já o jornal “Mirror” informou que o Oasis será a atração principal do consagrado festival Glastonbury, também no próximo ano.
Diante dessa possibilidade, será que já tem fã brasileiro reservando uma passagem para a Inglaterra?
Quem mais estará envolvido?
Não se sabe ainda qual será a formação do Oasis que vai acompanhar os irmãos no palco. Antes do fim, além dos Gallagher, o grupo contava também com Gem Archer na guitarra e Andy Bell no baixo, além do baterista Chris Sharrock, que fez parte do Beady Eye, liderada por Liam, e hoje toca com Noel no High Flying Birds.
Mas o sonho mesmo dos fãs é ver o retorno da formação clássica, que conta com Paul “Bonehead” Arthurs na guitarra, Paul “Guigsy” McGuigan no baixo e Alan White na bateria.
Como foi o início e o fim do Oasis?
O Oasis surgiu no cenário musical em 1994, em Manchester, com o disco “Definitely Maybe”. Desde então, a banda colecionava diversas brigas nos bastidores e no palco envolvendo os irmãos Gallagher.
Em pouco tempo, o grupo se tornou um dos ícones do britpop dos anos 1990, dividindo o cenário ao lado de Blur, Pulp e Suede. Ao todo, o Oasis lançou nove álbuns, sendo o mais recente “Dig out your soul”, de 2008.
O fim, até então definitivo da banda, aconteceu em 2009 após diversos desentendimentos. Na ocasião, Noel Gallagher anunciou a saída do grupo devido a uma briga durante uma turnê, quando Liam acabou quebrando uma de suas guitarras.
Na época, em anúncio aos fãs, ele disse: “É com alguma tristeza e grande alívio que digo para vocês que eu deixo o Oasis esta noite”. E reforçou o comunicado com: “As pessoas vão escrever e dizer o que quiserem, mas eu simplesmente não consigo mais trabalhar com o Liam por mais um dia”.
Anos depois, a guitarra quebrada foi reparada e leiloada em 2022 por 385,5 mil euros (cerca de R$ 2,3 milhões na cotação atual).