Vamos falar de vinho hoje? A vinícola brasileira Aurora está produzindo um novo rótulo com uma uva pouquíssimo conhecida por bebedores em geral.
Trata-se de uma uva exótica, original do pequeno país da Geórgia, na região do Cáucaso, entre a Europa Oriental e a Ásia Ocidental, que é considerada o berço da vinicultura no mundo. Pois dizem que ali teria sido descoberta a bebida a partir de uvas que eram enterradas na terra durante o inverno e que fermentavam, gerando um suco alcoólico delicioso.
Há vestígios arqueológicos desse método de fermentação das uvas datados de mais de 6 mil anos, método que ainda é preservado na Geórgia.
Mas vamos à uva que a Vinícola Aurora traz no seu novo rótulo. Trata-se da saperavi, que no dialeto georgiano quer dizer tinta.
A uva foi batizada assim porque não somente suas cascas são tintas, mas a polpa da fruta também. E isso gera um vinho muito encorpado, com aromas e sabores exóticos, onde notas de frutas vermelhas se mesclam a especiarias e ervas, comumente utilizadas na culinária.
E então, não te deu vontade de experimentar o vinho saperavi? Eu já estou comprando o meu.