Um dos entraves encontrados por empresários é a dificuldade de angariar investimentos para fortalecer e ampliar seu negócio. Afinal, o acesso ao crédito é fundamental para que esses administradores mantenham os empreendimentos em constante atividade. Diante desse desafio, as linhas de crédito se tornam uma perfeita opção para empresas garantirem fundos.
A quantia obtida por meio de uma linha de crédito pode ser utilizada para aquisição ou construção de imóveis, em compras de automóveis e para levantar capital de giro. O valor também pode ser aplicado em melhorias na empresa ou em qualquer outro objetivo relacionado ao negócio.
É necessário que o empresário esteja ciente de como e onde esses valores podem ser solicitados. Assim, ele escolherá o formato mais apropriado para seu empreendimento. Nesse semana, o programa Conecta Mente falou justamente sobre as linhas de crédito, principalmente para o público de BH e de Minas Gerais.
Na capital mineira, grande parte dos empregos e, consequentemente, da renda, são gerados por micro e pequenos empreendedores. Gabriel Viégas, presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), lembra que a linha de crédito é essencial para a manutenção da economia local.
“Nós temos que dar um atendimento especial esses empreendedores [de micro e pequenas empresas], dadas as dificuldades que eles enfrentam diariamente. Por isso, ao longo dos últimos anos, ampliamos, e muito, as linhas de crédito para esse setor, visando atender diversas necessidades. Desde o capital de giro até compra de equipamentos. Nós olhamos para as dores desses empresários e encontramos as linhas de crédito mais adequadas para ajudá-los”, diz Viégas.
Como conseguir linhas de créditos sem sair do lugar?
Sobre o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, ele destaca que o papel da instituição não é de obter lucro. Ao contrário, é tornar a vida do empresariado mineiro mais produtiva. O que com as linhas de créditos passa a ser uma realidade.
Além disso, outro fator que vem para facilitar a disponibilidade desse incentivo financeiro por parte do BDMG é de que a concessão de crédito é 100% digital. Basta entrar no site do banco (clique aqui) e todas as informações necessárias estarão à disposição, como dúvidas sobre o valor e condições. Após esse trâmite, em até uma hora o empresário ou empresária terá a resposta sobre a liberação do crédito.
“Toda estratégia do banco [BDMG] é voltada para a geração de emprego. Por isso digo: o papel do BDMG não é gerar riqueza para o acionista, mas sim gerar desenvolvimento para a comunidade e economia local. É nesse sentido que estamos trabalhando. O processo é 100% digital, o que facilita e muito”, afirma Viégas.
Da mesma forma, o presidente do BDMG destaca o trabalho do banco, que busca cada vez mais facilidade de capitação de recursos. Uma das expectativas é que em breve possam disponibilizar linhas de créditos com até 25 anos de prazo. Atualmente, o mais comum no Brasil são as de até cinco anos.
“Estamos com duas operações extremamente importantes para o banco. Uma com o BRICS (Grupo de países emergentes) e outra com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que são linhas de 20 e 25 anos. Imagina o impacto que isso vai gerar para a economia brasileira? Hoje nos temos linhas acima de cinco anos, porém é muito raro. Se o BDMG trouxer linhas com mais prazo, automaticamente isso gera um ‘boom’ enorme! E essa tem sido uma das nossas estratégias”, ressalta Gabriel Viégas.
É possível atender as empresas do interior de MG?
Em 2023, o BDMG bateu recorde de empréstimos, registrando a maior quantidade de benefícios já realizados pela instituição financeira. A marca deverá ser superada já neste ano. No primeiro semestre de 2024, o banco já ultrapassou o índice referente ao mesmo período do ano passado.
Outra boa notícia que chega com o segundo semestre são os financiamentos voltados para inovação em condições especiais. A iniciativa surge por meio de uma demanda de empresários, demostrando o alinhamento do BDMG às necessidades atuais para linhas de créditos.
Outro objetivo é o de maior presença no desenvolvimento de municípios mineiros, principalmente no interior de Minas Gerais. O BDMG conta atualmente com correspondentes bancários por todo estado, pretendendo atender os 853 municípios de Minas.
Como é possível realizar o processo por meio digital, há uma facilidade à adesão ao programa por parte dos empreendedores que estão fora de BH.
“Quero aproveitar a oportunidade para reforçar um pedido ao empresariado. Por favor, acesse o nosso site (www.bdmg.mg.gov.br). Lá você consegue informações sobre nossos correspondentes bancários da sua região. Caso não queira tratar com um correspondente, temos uma plataforma 100% digital que vai te atender à distância sem nenhum problema”, ressalta o presidente do banco.