O que representa Minas Gerais mais do que pão de queijo? Isso mesmo, nada. A iguaria é tão especial que ganhou um dia só pra ela: 17 de agosto. Por isso, a CDL FM listou cinco lugares imperdíveis pra quem quiser aproveitar o Dia do Pão de Queijo em grande estilo neste fim de semana!
Tem opção pet friendly e locais que funcionam durante todo o dia. Afinal, um pãozinho de queijo vai bem no café da manhã, almoço, lanche, jantar e sobremesa… Qualquer hora é hora – e não só no Dia do Pão de Queijo!
Como nasceu o pão de queijo?
As primeiras receitas têm origens no século XVIII, nas fazendas do interior de Minas Gerais. A princípio, as escravas africanas utilizavam a farinha de mandioca (polvilho) como base, já que a farinha de trigo era escassa.
O queijo, muitas vezes meio duro e envelhecido, era misturado à massa para dar sabor. Por consequência, com o passar do tempo, a receita foi sendo aperfeiçoada. Hoje, ele é conhecido mundialmente pela textura macia e por um sabor surpreendente a cada mordida, sobretudo sem perder suas raízes.
Dia do Pão de Queijo: onde comer?
Restaurante Dona Lucinha
No coração de BH, o Restaurante Dona Lucinha carrega a tradição e autenticidade da culinária mineira. O pão de queijo, uma das estrelas do cardápio, é servido em porções de seis unidades. A receita é da família de Dona Lucinha, e leva queijo artesanal do Serro, que também é de onde ela vem.
“O pão de queijo é parte indissociável da nossa identidade, um pedacinho da história das nossas cozinhas mineiras, e seu aroma nos transporta para o passado. É mais do que um alimento, é um símbolo cultural que nos une e encanta a cada mordida”, diz Márcia Nunes, chef do restaurante.
Endereço: Rua Padre Odorico, 38, São Pedro
Seu Bias
No Seu Bias, as receitas, criadas pela mãe do chef Mário Portella, são uma homenagem às tradições familiares. Uma das opções é o Pão De Queijo Com Rabada, que inclui uma porção de seis unidades de pão de queijo artesanal assado na hora, acompanhado de picles de cebola roxa.
Há também o Pão De Queijo Com Barriga De Porco, servido em seis unidades recheadas com barriga de porco desfiada e picles de cebola roxa. E se você já está ficando com água na boca, pode comemorar, porque tem várias opções!
Endereço: Av. Bias Fortes, 161, Lourdes
Pet Café
No Pet Café, espaço pet friendly, a criatividade e a tradição se unem para oferecer aos clientes uma nova experiência. O destaque do menu é o waffle de pão de queijo, que pode ser saboreado com goiabada cremosa.
Da mesma forma, para os que buscam algo mais elaborado, as opções Marley e Belinha se destacam. O primeiro trata-se de pão de queijo com linguiça artesanal e queijo canastra. Já o Belinha traz no prato waffle de pão de queijo com frango pinga e frita e requeijão de raspa.
Endereço: R. Sergipe, 1187, Savassi
Belô Café
Outra boa pedida é o Belô Café, que chama atenção por sua variedade de opções, desde o tradicional até combinações mais sofisticadas. No cardápio tem o Uai Sô!, feito de pães de queijo com carne de panela desfiada, cebola caramelizada, requeijão com raspas, barbecue de goiabada, doce de leite e uma broa.
Destaque também para o Pão De Queijo Com Carne De Panela e Queijo Canastra, o pão de queijo caprese, com creme de queijo, tomate confit e rúcula. E para finalizar, o pão de queijo de frango com requeijão de raspa.
Endereço: Rua Sergipe, 1329, Savassi
Minas Demais
No Minas Demais, a combinação de café, comida e história resulta em uma experiência com um toque especial mineiro. Entre as opções, há pratos criativos como o Cafundó, feito de nhoque de pão de queijo frito com ragú de linguiça ao pomodoro. Para esse, há também a versão vegetariana.
Já para os fãs do clássico, o pão de queijo tradicional é feito com queijo do cerrado e batata baroa.
Além disso, o menu inclui variações como o pão de queijo com linguiça artesanal, lombo defumado, bacon crocante, pepperoni artesanal, goiabada cascão de colher e muitas outras.
“O pão de queijo é um dos símbolos mais reconhecidos de Minas, e com todo o mérito. Além de ser versátil e delicioso, é uma receita que sintetiza bem a formação cultural do estado”, aponta o chef à frente do Minas Demais, Leandro Dornas.
Endereço: Av. dos Bandeirantes, 1725, loja 02, Anchieta