O setor de comércio e serviços está otimista com o impacto do BH Stock Festival, evento de Stock Car, na economia da capital mineira. O evento, que entre outras atrações tem a principal categoria do automobilismo da América Latina, será realizado de 15 a 18 de agosto no entorno do Mineirão, na região da Pampulha.
O presidente da CDL/BH (Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte), que é parceira do BH Stock Festival, avalia que o evento pode garantir visibilidade nacional e internacional para BH e atrair um grande número de turistas e de belo-horizontinos que vão movimentar a economia durante esses dias.
“Todo este público irá movimentar setores como turismo, hotelaria, bares e restaurantes”, diz Marcelo Souza e Silva. “Além do impacto econômico, estamos colocando Belo Horizonte no mapa do circuito automobilístico mundial, com transmissão para vários países. Esta corrida vem agregar a outros eventos da capital, como Carnaval, Natal e Réveillon, que movimentam toda a economia”, completa.
BH Stock Festival
De acordo com a organização do BH Stock Festival, durante os quatro dias do evento, cerca de 60 mil pessoas devem comparecer na região do entorno do Mineirão. Além deste público, os organizadores projetam a transmissão do evento para 171 países. Segundo o diretor executivo do evento, Sérgio Sette Câmara, toda essa mobilização potencializa o setor de turismo e atrai novos investimentos também para a modalidade esportiva.
Um levantamento feito pela Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) indicou que, durante os cinco anos em que BH receberá o evento, a economia local deverá ter um impacto de até R$ 284,6 milhões.
Além deste montante, a expectativa é de que o BH Stock Festival possa implicar em um ganho de até 0,08% no Produto Interno Bruto (PIB) da capital mineira já no primeiro ano de realização do evento. Para Marcelo de Souza e Silva, a realização do BH Stock Car Festival é uma oportunidade para atrair novos investimentos para a cidade.
“O mundo do automobilismo é cercado de grandes empresas e muitas delas conhecem pouco a capital mineira. Então, é a hora de mostrarmos Belo Horizonte para o país e para o mundo”, afirma. O dirigente acrescenta que esta é uma oportunidade para a promoção de Belo Horizonte como um destino turístico e de negócios. “Temos a chance de estabelecer a capital como um centro relevante em diferentes setores”, diz.
Público vai gastar
Como grandes eventos esportivos atraem milhares de visitantes que gastam em compras, passeios e outras atividades durante sua estadia, o presidente da CDL/BH destaca que toda a cadeia econômica da capital será beneficiada.
“Teremos uma injeção de receita na economia local, beneficiando o setor de comércio e serviços”, disse. “Se considerarmos que o visitante pode gastar entre R$ 200 e R$ 1.000 por dia, dependendo do seu perfil, um evento como o Stock Car, que atrai milhares de pessoas, os valores injetados na economia podem chegar a milhões durante a realização da corrida”, acrescenta.
Turismo, culinária e hospitalidade
Para aqueles turistas que pretendem estender a temporada em BH ou até mesmo aproveitar as horas vagas das corridas, a capital mineira tem muito a oferecer em atrativos culturais e turísticos. O presidente da CDL/BH destaca a culinária mineira, que recentemente foi eleita a melhor do país pelo “Guia Viajar Melhor”, que ganha cada vez mais espaço nos paladares internacionais e se torna um grande atrativo turístico.
“Belo Horizonte possui as raízes da gastronomia mineira mesclada com a contemporaneidade. Prova disso é que fomos eleitos pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia. A alimentação está na jornada dos turistas de lazer e de negócios e é algo que precisa ser potencializado junto aos nossos mais de quatro mil bares e restaurantes como isca turística”, defende Marcelo de Souza e Silva.
“Temos o sotaque mais cativante do país. E quando perguntados quais palavras os remetem à Belo Horizonte, os turistas dizem: acolhedora, aconchego, modernidade, movimento e emoção. A realização do BH Stock Festival na capital mineira é mais uma oportunidade de confirmarmos que sabemos receber bem quem nos visita: com hospitalidade e uma excelente gastronomia”, conclui o presidente da CDL/BH.