Pergunta para quem administra o próprio negócio: você sente que sua empresa já fincou os pés de vez no universo do marketing digital? É justamente sobre isso que o Conecta Mente desta segunda-feira (5) conversa. Fernando Cardoso recebeu a técnica do Sebrae Minas, Michelle Chalub, para falar sobre o Digitalize, evento que ocorre no dia 12 de agosto.
No evento, empresários e empresárias poderão aprimorar os conhecimentos sobre marketing digital e formas de impulsionar suas vendas. Segundo Michelle, o Digitalize oferece oficinas práticas para a digitalização de pequenas empresas.
“Um dos exemplos são as oficinas mãos na massa. Durante todo o dia, o empreendedor terá a oportunidade de passar por diversas ferramentas e formas de utilizar as redes sociais para que ele possa potencializar o seu negócio e ser mais competitivo no mercado”, explica a técnica do Sebrae. As inscrições podem ser feitas pelo site (acesse aqui).
Para grandes e pequenas empresas
O foco do evento é mostrar que o marketing digital não é mais exclusivo das grandes empresas, mas pode também ser um poderoso aliado do pequeno empreendedor. “A transformação digital veio para ficar. E o marketing digital vem como aliado dessas empresas e empresários, para que elas possam realmente ter um sucesso maior no seu negócio, se conectando mais com clientes”, ressalta Michelle.
“A internet abre uma possibilidade para o mundo, para que ele seja conhecido, tenha uma visibilidade e possa fazer negócios e vendas com outros clientes”, destaca a técnica do Sebrae Minas.
Tudo isso e muito mais estará à disposição dos participantes do Digitalize no próximo dia 12. “Vamos ensinar como esse empresário consegue ser mais criativo. Numa foto, num vídeo, para ele poder levar para o seu Instagram ou para outra rede social que ele esteja. O dia 12 vai ser um dia de praticar”, enfatiza Michelle.
Novas tendências
Apesar de trazer praticas mais populares, como o posicionamento nas redes sociais, técnicas de fotografia e contato também pelas redes, o Digitalize pretende abordar temas que são novidades e tendências. É o caso do uso da inteligência artificial, por exemplo.
“A gente vai falar de inteligência artificial, de como essas novas ferramentas estão impactando o negócio e aí o consultor vai trazer algumas das diversas ferramentas que estão hoje no mercado disponíveis, muitas ferramentas gratuitas. Então, ferramentas para trazer imagens, para trazer textos, a gente vai trabalhar com elas também”, destaca Michelle.
Além da loja física
O Digitalize, promovido pelo Sebrae, também é importante para contribuir que o gestor tenha conhecimento sobre a própria empresa, sem ficar dependente de consultorias, conforme ressalta Michelle.
“A tendência que agora não é futuro mais, o agora é o presente, que já estão aí no mercado e o empreendedor não pode lançar mão para poder ter um sucesso maior para seu negócio”, destaca a técnica.
Não é tão simples quanto parece
Se engana quem pensa que trabalhar efetivamente com a internet, com marketing digital, é fácil. Ao contrário. Como qualquer outro empreendimento, tudo deve estar organizado e conectado. Sobre essa perspectiva, Michelle faz questão de reforçar que a logística deve estar bem amarrada e estruturada.
“Muitas vezes, quando é dito que atua no digital, acham que pode ser que seja menos trabalho ou planejado, muito pelo contrário. A logística toda tem que estar muito bem amarrada, estruturada, os processos têm que estar muito bem conectados para que realmente você tenha um sucesso na internet. É um mundo cheio de outros empresários”, diz Chalub.
Do tradicional ao digital
Se você, empresário ou empresária, acha que o marketing digital veio para substituir o tradicional, talvez seja um bom momento para repensar. Na verdade, eles são aliados. Nada substitui o bom e velho boca a boca, o relacionamento entre cliente e vencedor.
Contudo, a percepção da sua empresa deve seguir a mesma linha em um campo digital, seja ele site ou redes sociais. Se para receber um cliente você prepara um cafezinho e alguns biscoitos em sua loja ou escritório, na plataforma online, a sensação que o consumidor deve sentir é a mesma.
“Seja por um site, por redes sociais, como a gente já disse, Instagram, WhatsApp, o próprio TikTok ou outras ferramentas digitais, o marketing nesse ambiente vem potencializar o seu negócio”, conclui Michelle.
Ficou interessado? Então aproveite para se inscrever no Digitalize e se preparar para um dia inteiro de aprendizagem na sede do Sebrae Minas, no bairro Nova Granada, a partir das 8h.
Ouça o Conecta Mente
O Conecta Mente é apresentado por Fernando Cardoso e Paulo Leite. Toda segunda-feira, às 8h30, eles recebem convidados especiais para conversar sobre inovação, empreendedorismo e tendências para o varejo, na rádio CDL FM. O episódio em formato de vídeo é lançado no canal do YouTube Multiprosa quinzenalmente, às terças-feiras, às 14h.
Para ouvir a entrevista completa com Michelle Chalub, clique no link abaixo.