O padrão de consumo de 18,8% da população brasileira é de bebedor abusivo. Entre os homens, o consumo de álcool teve uma diminuição no período de 2010 e 2019, mas a ingestão de bebida alcoólica entre as mulheres aumentou quase 2% nesse mesmo período.
O levantamento também mostrou que subiu o consumo abusivo entre as pessoas com mais de 55 anos. Para Juliane Macedo Manzini, doutora em psicologia social, são muitos os fatores que levaram ao aumento de consumo abusivo de álcool entre os idosos.
Podemos apontar o aumento da expectativa de vida e os efeitos do próprio contexto do envelhecimento, vivenciando aspectos como a viuvez, solidão, perda de amigos e aposentadoria.
Ainda com foco nos idosos, as atividades que combatam a solidão têm um efeito prático imenso.
Participar de grupos sociais, praticar esportes coletivamente, fazer aulas de pilates, ioga e natação que aproximem esses idosos de outros alunos. Evitar um tempo excessivo de exposição em redes sociais e internet, estimular a leitura, a viagem em grupos e a aproximação da família.
Talvez para você possa parecer estranho pelo contexto familiar em que vive, mas há muito mais idosos convivendo com familiares indiferentes ou agressivos do que a gente pode imaginar.