12/06/2024
Redação: Prefeitura de Belo Horizonte
Imagem: Cesar Tropia
Começam nesta semana as seletivas da 5°edição do Concurso Prato Junino, competição que reunirá universitários dos cursos de Gastronomia das faculdades Estácio de Sá, Senac, Promove, Arnaldo e Una. A primeira etapa do concurso, que são as seletivas nas instituições participantes, está programada para ocorrer entre os dias 12 a 21 de junho. Para a edição deste ano, a temática da disputa será os ‘95 anos do Mercado Central’, importante ponto turístico de Belo Horizonte e um dos locais mais queridos da cidade pelos visitantes e moradores.
A seleção dos pratos acontecerá em duas etapas, sendo a primeira nas seletivas dentro das faculdades, onde dois grupos de cada instituição serão selecionados. A segunda etapa será a Grande Final do Concurso Prato Junino, ocasião em que serão conhecidos os ganhadores. Os cinco grupos de estudantes vencedores, um de cada instituição, receberão dólmãs personalizadas, além de um prêmio por participação, e terão seus pratos comercializados na Vila Gastronômica, espaço de alimentação no Arraial de Belo Horizonte 2024. O evento final está previsto para acontecer no dia 13 de julho, na Cozinha Escola no Mercado Central.
Os alunos participantes poderão criar receitas salgadas ou doces tendo como ingrediente obrigatório o queijo, produto mais vendido no centro de compras e lazer da capital, e pelo menos mais dois insumos característicos da culinária mineira. As receitas serão avaliadas levando em consideração aspectos como harmonia de sabor e textura, apresentação do prato, originalidade e economicidade.
O júri técnico da Grande Final da 5°edição do Concurso Prato Junino será formado pelos chefs de cozinha Yves Saliba (Restaurante Per Lui) e Pedro Barbosa (Uaiê Sorvetes) e por Carolina Daher, jornalista, gastrônoma, colunista da Revista Encontro e curadora do Fartura, plataforma digital de produção de conteúdos e experiências gastronômicas. Os influenciadores com foco em gastronomia Dudu Pônzio, proprietário da Dona Torta BH, e Maria Clara Magalhães, apresentadora na Rede 98 FM, também participarão da comissão julgadora.