11/06/2024
Redação: Prefeitura de Belo Horizonte
Imagem: Divulgação/PBH
Uma programação especial no Cine Santa Tereza integra as atividades de encerramento das comemorações de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha realizadas pela Prefeitura de Belo Horizonte. Entre os dias 14 e 16 de junho, sexta-feira a domingo, acontecem exibições e sessões comentadas de documentários sobre diferentes aspectos do conjunto arquitetônico, cujo título de Patrimônio Mundial da Humanidade completa sete anos em 2024. Os filmes abordam a vida e obra de Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, as memórias e personagens do entorno da Lagoa da Pampulha e a história da primeira obra moderna da arquitetura brasileira.
Antes de cada sessão, será exibido um dos cinejornais do acervo do Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte, com registros históricos do Conjunto Moderno da Pampulha. O público será convidado a conhecer aspectos históricos e o pensamento daqueles que contribuíram para a construção deste conjunto arquitetônico, bem como as relações afetivas e o imaginário que molda a relação entre os moradores e esta paisagem ao longo dos anos.
As celebrações de 80 anos do Conjunto Moderno da Pampulha começaram em 2023 e vão até julho deste ano, reunindo uma série de ações. A lista inclui apresentações artísticas, exposições, encontros educativos, mostras e lançamentos de livros, entre outras atrações.
Os ingressos para o “Especial 80 Anos do Conjunto Moderno da Pampulha” são gratuitos e podem ser retirados pela Sympla ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes das sessões. A atração integra a programação do Circuito Municipal de Cultura, projeto realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Instituto Odeon, com o Apoio Cultural do Ministério Público de Minas Gerais.