06/06/2024
Redação e imagem: Kellen Lanna
Acontece nesta quinta-feira (6), em Belo Horizonte e em todo o Brasil, a 18ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI). Nesta data, produtos e serviços são comercializados sem a incidência de tributos. Alguns itens chegam a ter um desconto de até 70% do valor praticado normalmente. Na capital mineira, mais de 1,4 mil lojas participam da ação. Dentre as opções, estão os segmentos de medicamentos, alimentos, gás de cozinha, roupas, calçados, itens de pet shop, cinema, móveis, materiais de construção e vários outros. A ação é realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de BH e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o alto regime tributário vigente.
Na manhã desta quinta-feira, dezenas de motoristas fizeram fila no Posto Oceano, do Barro Preto para abastecer seus veículos. O litro da gasolina foi comercializado a R$ 3,76. Foram distribuídas senhas por ordem de chegada e o abastecimento foi limitado a 7,9 litros para motocicletas e 40,1 litros para automóveis. Em outra ação, na loja do Supermercado Apoio Mineiro, da Avenida Silviano Brandão, 3001, no Horto, os consumidores vão encontrar produtos alimentícios e de higiene pela metade do preço.
“O Brasil é um dos países que têm a carga tributária mais alta do mundo e o retorno destes impostos para a população em áreas como saúde, educação, segurança e etc é um dos mais deficitários também. Nós estamos fazendo esta ação para mostrar para a população o quanto de impostos nós pagamos em cada produto. E o quanto nós poderíamos reduzir esses impostos. Reduzindo a carga tributária poderíamos ter mais volume de consumo, mais empregabilidade e os empreendedores poderiam continuar a dar um retorno enorme para o país”, destacou o Presidente da CDL BH, Marcelo de Souza e Silva.
Mais informações e lojas participantes: https://dialivredeimpostos.org.br/