08/05/2024
Redação: Agência Minas
Imagem: Aluísio Eduardo / Digital MG
O governador Romeu Zema entregou, nessa terça-feira (7/5), em São Paulo (SP), o Grande Colar da Inconfidência para o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso. O Grande Colar é a maior honraria entregue pelo Estado de Minas Gerais e é destinada, exclusivamente, aos chefes de Estado e de outros poderes.
Em 2024, o homenageado foi o sociólogo, cientista político e professor Fernando Henrique Cardoso, que foi eleito presidente da República por dois mandatos consecutivos, entre 1995 e 2002.
FHC ganhou notoriedade por ter sido um dos criadores do Plano Real, iniciativa que estabeleceu uma moeda sólida para o Brasil. Seu governo foi um período marcado por trazer ao país um cenário de estabilidade econômica, por reformas na economia, na Previdência Social e na administração pública, além da democratização do acesso às políticas sociais.
“Vim a São Paulo para entregar, pessoalmente, o Grande Colar da Inconfidência, a maior comenda do nosso estado, para o presidente Fernando Henrique Cardoso, que há 30 anos iniciou as maiores reformas pelas quais o país já passou” destacou o governador Romeu Zema.
“Dentre as transformações proporcionadas pela gestão de FHC, destaco o fim da inflação com a implantação do Plano Real e também o início das privatizações. Hoje, todo mundo tem o seu telefone graças a este processo que foi iniciado em seu governo”, concluiu.
Desenvolvimento Econômico
Ainda em São Paulo, o governador Romeu Zema participou de encontro com empresário e investidores italianos para divulgar as potencialidades de Minas Gerais. O grupo é formado pelas 80 maiores empresas italianas no Brasil que, juntas, são responsáveis pela geração de milhares de empregos no país.
Durante o encontro, o chefe do Executivo estadual apresentou os avanços alcançados nos últimos anos na área do desenvolvimento econômico em Minas Gerais, e mostrou as vantagens de se investir no estado.
Na segunda-feira (6/5), também na capital paulista, o governador se reuniu com o empresário e cientista político Luiz Felipe D’Ávila, um dos 170 homenageados com a Medalha da Inconfidência em 2024. A solenidade tradicional é realizada em Ouro Preto (MG) anualmente, sempre no dia 21/4.