21/12/2023
Redação e imagem: Mateus Liberato / Rede 98
A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) divulgou que a soma dos bens e serviços produzidos no estado, devem registrar um aumento de 3,1% em 2023. A projeção faz parte do Balanço Anual 2023 e Perspectivas, que foram anunciados nesta quinta-feira, na sede do órgão.
Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, destaca que a performance de destaque do PIB mineiro está associada à atividade industrial, que de acordo com o líder, “revelou resiliência e capacidade de adaptação às condições econômicas recentes”.
Roscoe ressalta: “Minas Gerais tem apresentado indicadores superiores à média brasileira. Nos últimos dois anos, o PIB do estado registrou um crescimento 9,3% superior à média nacional, e a indústria mineira expandiu-se 37,3% além da média nacional do setor, contribuindo significativamente para a melhoria dos indicadores econômicos do Brasil”.
No terceiro trimestre de 2023, o PIB do país e o PIB do estado registraram alta de 3,2% na comparação com o mesmo período de 2022. Neste ano, a expectativa era de que houvesse uma desaceleração econômica devido ao contexto internacional desafiador e às taxas altas de juros que são praticados no Brasil.