21/12/2023
Redação: Cristiano Henrique/ Editor de Varejo
Imagem: Freepik
O relatório anual publicado pela Euromonitor revela as 6 tendências globais do consumo para 2024:
1. Pergunte a IA: Novas ferramentas estão evoluindo para os consumidores, influenciando suas decisões e remodelando suas expectativas de envolvimento com a marca. Estas plataformas se tornarão cada vez mais integradas na vida cotidiana dos consumidores. As empresas devem utilizar IA generativa para aprimorar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente.
2. Distrações deliciosas: Os consumidores buscam a fuga do estresse e da ansiedade diários para fugir da rotina do mundo. Aproximadamente 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas monitorando suas emoções e personalizando experiências de acordo com seu humor.
3. Greenwashed Out: Enquanto os consumidores tentam viver de forma mais sustentável, questionam se as empresas e os governos estão utilizando plenamente os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Eles querem que as organizações se apresentem e demonstrem provas dos seus compromissos ecológicos.
4. Progressivamente Polarizada: As questões políticas e sociais estão no cerne das identidades pessoais. Esses sistemas de crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores estão dispostos a expressar as convicções e direcões que apontam para a responsabilidade social e iniciativas de sustentabilidade motivarão os gastos.
5. Value Hackers: Com a crise contínua do custo de vida, os consumidores precisam se ajustar a uma nova mentalidade financeira, tanto que 44% dos entrevistados disseram que pretendem poupar mais dinheiro em 2024.
6. Pragmáticos do Bem-Estar: Os consumidores procuram soluções rápidas e eficazes para melhorar o seu bem-estar físico e mental. A eficácia demonstrada desempenhará um papel significativo nas suas decisões de compra.
Cabe ainda ressaltar alguns pontos importantes do estudo da Euromonitor:
• As preocupações ambientais continuam a ser prioridade para os consumidores. Mais de 60% dos entrevistados disseram que tentaram causar algum tipo de impacto positivo no meio ambiente em 2023;
• 52% dos consumidores só compraram de empresas ou marcas em que confiavam totalmente em 2023
• 53% dos profissionais afirmaram que o aumento das iniciativas promocionais será uma prioridade estratégica para a sua empresa nos próximos meses
• 85% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza com eficácia ou benefícios comprovados