Neste mês, o Cine Santa Tereza, em BH, rememora os 81 anos de sua inauguração como cinema de rua, em 20 de maio de 1944. O espaço homenageará essa data com uma programação especial e gratuita de filmes que marcaram as décadas de 1930, 1940 e 1950, entre esta terça–feira (20/5) e domingo (25/5).
A mostra “Especial 81 anos CST” iniciará com o filme que marcou a primeira exibição do Cine Santa Tereza, “O Conde de Monte Cristo”, de Rowland V. Lee. A programação apresentará obras referência no cinema clássico, como “Vinhas de Ira”, “Casablanca”, “Relíquia Macabra”, “Farrapo Humano”, entre outras.
A programação encerra com a exibição de “Crepúsculo dos Deuses” (1950), de Billy Wilder. O filme mostra o drama de uma estrela do cinema mudo em decadência que tenta reconquistar o sucesso com a ajuda de um jovem roteirista. Os ingressos gratuitos para as sessões estão disponíveis neste link.
Cine Santa Tereza é símbolo em BH
Para a secretária municipal adjunta de Cultura, Cristina Schirmer, o Cine Santa Tereza carrega uma história emblemática para a capital mineira. “Esta sala é um dos grandes símbolos da era dos cinemas de rua em Belo Horizonte”.
“A reabertura em 2016, como equipamento público cultural foi um ato de reconhecimento do valor da memória e do acesso democrático à cultura. Atualmente, mais do que preservar um prédio histórico, celebramos a permanência do cinema como arte viva, acessível e próxima da comunidade”, completou.
Programação completa do Especial 81 anos Cine Santa Tereza:
- 20 de maio: “O Conde de Monte Cisto”, às 19h;
- 21 de maio: “A Felicidade Não se Compra”, às 16h30, e “A Casa dos Mortos”, às 19h;
- 22 de maio: “Farrapo Humano”, às 17h, e Sessão de Curtas, às 19h;
- 23 de maio: “Relíquia Macabra”, às 17h, e “O Tesouro de Sierra Madre”, às 19h;
- 24 de maio: “Branca de Neve e os Sete Anões”, às 16h30, e “Casablanca”, às 19h;
- 25 de maio: “Vinhas da Ira”, às 16h30, e “Crepúsculo dos Deuses”, às 19h.
Com PBH