03/10/2023
Redação e imagem: Kellen Lanna
O Serviço Social Autônomo – SERVAS e a Cruz Vermelha Brasileira, filial Minas Gerais, anunciaram na segunda-feira (02) o lançamento da Campanha SOS Chuvas 2023/2024. O evento ocorreu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH) e contou com o apoio do Governo do Estado, Ministério Público e Defesa Civil. Além de se concentrar na prevenção de possíveis tragédias, essa iniciativa visa agilizar o atendimento às vítimas.
O Major Júnior Silviano, Superintendente da Defesa Civil, ressaltou a importância de informar a população sobre a sua região durante o período chuvoso. Ele enfatizou o cadastro do CEP da residência no número 40199 como um passo crucial para receber alertas de desastres via SMS e estar ciente das informações da Defesa Civil sobre a região.
“Essa ferramenta possibilita que as pessoas se preparem adequadamente para possíveis riscos de inundação, granizo, vendaval, tempestade e outros eventos climáticos”, destacou o Major Júnior.
Segundo o SERVAS, no último período chuvoso, foram disponibilizados cerca de R$1.500.000 por meio de Cartões Humanitários. Esse crédito, proveniente de doações e entregue na forma de transferência de renda, beneficiou 43.064 pessoas em 245 municípios mineiros. O Governador Romeu Zema destacou a agilidade que o Cartão Humanitário proporciona às vítimas em situações de calamidade pública.
“É algo excepcional, porque o tempo que se pode perder arrecadando, armazenando, organizando e transportando mercadorias para as vítimas, muitas vezes torna-se inviável, até porque é possível que a conexão por estradas esteja interrompida. Com o Cartão Humanitário, nós conseguimos acelerar a ajuda a quem precisa e dar a esses atingidos, sobretudo dignidade”, destacou o Governador de Minas.
Marcelo de Souza e Silva, Presidente da CDL/BH e SEBRAE/Minas, enfatizou como o Cartão Humanitário pode impulsionar a economia local ao funcionar como um cartão de débito, permitindo que as famílias escolham onde e o que comprar. “Isso estimula compras em estabelecimentos próximos e ajuda na recuperação de negócios afetados”, completou o Presidente da CDL/BH.
As informações para doações para o próximo período chuvoso serão divulgadas a partir de novembro, e as contribuições poderão ser feitas por meio de transferências bancárias ou PIX.
SOS Chuvas 2022/2023
Na última edição do SOS Chuvas (2022-2023), a Defesa Civil mineira distribuiu 33.708 cestas básicas, 11.625 kits de higiene pessoal, 6.635 kits de limpeza, 9.678 colchões, 8.424 kits de dormitório e 1.368 litros de água.