Rede 98 / Imagem: Agência Brasil
O metrô que liga Belo Horizonte a Contagem, na região metropolitana, passa a ser gerido pela Comporte Participações. O contrato de concessão do modal foi assinado, nesta sexta-feira, entre o Governo de Minas e a empresa. O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias na linha 1, que liga Vilarinho ao Eldorado, e a construção da linha 2, que vai ligar Barreiro ao Calafate.
A empresa vai gerir o metrô pelos próximos 30 anos. A expectativa é que o processo de melhorias no modal gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população. O investimento previsto é de R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações. Desse total, R$ 2,8 bilhões são aportes do governo federal e cerca de R$ 440 milhões são provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho.
A rede atual possui 19 estações ao longo de 28,1 quilômetros de extensão. As intervenções previstas na concessão da Linha 1 envolvem investimentos para reforma de estações, compra de novos trens equipados com ar-condicionado e diversas atualizações tecnológicas. O trecho vai ganhar mais uma estação (Novo Eldorado, em Contagem).
Já a Linha 2, que chegou a ter obras iniciadas em 1998 e paralisadas posteriormente, terá sete novas estações ligando o bairro Calafate à região de Barreiro por 10,5 quilômetros de extensão. Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.
A previsão é a de que as novas estações sejam concluídas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam em operação a partir do no sétimo ano do contrato.
Governador comemora
O governador Romeu Zema (Novo) comemorou a assinatura do contrato de concessão. “Isso representa um avanço extraordinário para a cidade e para a RMBH. Teremos, entre outros benefícios, melhorias nos próprios trens, nas composições e a tão sonhada ampliação da Linha 2, que é fundamental para que o metrô atenda mais mineiros. O trânsito também terá um ganho, já que mais pessoas vão usar o metrô e menos pessoas dependerão de carros e ônibus”, afirmou.
“Nos próximos oito anos, a Região Metropolitana passará por um processo de completa mudança no que diz respeito a mobilidade”, completou, referindo-se também às melhorias projetadas com as obras do rodoanel.