Entidades do sistema CDL de Minas Gerais se uniram para contribuir com a campanha SOS Chuvas 2023, realizada pela Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais e Serviço Social Autônomo (Servas), que ajuda vítimas das chuvas no estado. Até o momento, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a CDL Juiz de Fora, a CDL Betim, a CDL Montes Claros e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do estado de Minas Gerais (FCDL-MG) já realizaram a doação de R$ 100 mil. O aporte financeiro será revertido em 333 cartões humanitários, função alimentação, e beneficiarão 1.332 pessoas diretamente. As entidades, lideradas pela CDL/BH e FCDL-MG, seguem capitaneando recursos com mais CDLs do estado para ampliar a doação para a campanha.
“O cartão humanitário é efetivo na ajuda às famílias, proporciona autonomia para adquirir os produtos que necessita, além de fomentar a economia e o comércio local. O setor de comércio e serviços é uma das principais forças da economia do estado. As recentes chuvas trouxeram muitas perdas a centenas de famílias e também a muitos comerciantes. Essa colaboração tem o intuito de ajudar essas pessoas em um momento tão delicado de reconstrução de suas vidas e também de apoiar os lojistas, promovendo o consumo dessas famílias”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
“A solidariedade significa se importar com o sofrimento e o problema do outro. E esse é justamente um dos papéis de entidades representativas como nós. Tenho fé de que, juntos, possamos tentar reparar aquilo que, por meio das forças da natureza, foi desfeito. O importante é ter a certeza de que o nosso pouco pode ser muito, com a união de todos, para auxiliar a reconstrução da sociedade e da economia desses municípios afetados”, destaca o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra Chaves.
O que é o cartão humanitário?
O cartão humanitário é um benefício de transferência de renda, que este ano conta com 2 modalidades. Como vale-alimentação, ele poderá ser usado para compras em supermercados e mercearias locais. Como vale construção, o valor poderá ser utilizado para a aquisição de telhas e materiais para recuperação de casas destruídas por temporais.
Onde o cartão pode ser utilizado?
Em qualquer estabelecimento ou supermercado onde são aceitos os cartões da Ticket, para compra de alimentos, itens de higiene ou limpeza, entre outros.
É possível comprar em vários lugares em momentos diferentes?
Sim. Enquanto houver saldo no cartão, no período de 90 dias após a entrega, o beneficiado tem autonomia para decidir onde e o que comprar.
Como são escolhidos os beneficiados?
Pessoas que foram cadastradas no CADúnico de seu município e que foram afetadas pelas chuvas. Serão contempladas cidades com menor IDH do estado, pela ordem.