As vendas do comércio varejista cresceram novamente. Na passagem de janeiro para fevereiro houve alta de 1,1%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do segundo avanço consecutivo do índice. Em comparação ao mesmo período de 2021, a alta foi de 1,3%.
“No acumulado no ano, o varejo teve variação de -0,1%. Já o acumulado nos últimos doze meses, ao passar de 1,3% até janeiro para 1,7% em fevereiro, o setor mostrou aumento de intensidade de crescimento”, informou o IBGE.
O Instituto revisou o resultado de janeiro para um crescimento de 2,1%, ante leitura inicial que mostrava um avanço de 0,8%. Com os números de fevereiro, o comércio varejista esta 1,2% acima do patamar pré-pandemia.
Seis das 8 atividades observadas registraram alta em fevereiro, com destaque para o setor de livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%). Já os maiores impactos para o índice vieram de combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%).