Por João Henrique do Vale
Depois de uma noite com temporais, os moradores de Belo Horizonte devem se preparar para mais um dia chuvosos. A previsão é de tempo instável nesta terça-feira. As pancadas de chuva podem ser acompanhadas de rajadas de ventos e pancadas de chuva. A Defesa Civil Municipal também alerta para o risco geológico. Devido a sequência de dias chuvosos, a capital pode ter deslizamentos.
Segundo o órgão, a terça-feira será de céu encoberto a nublado com possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora. A previsão é que o acumulado fique entre 20 a 40 milímetros. A instabilidade deve seguir até a manhã desta quarta. Atenção também na temperatura, que terá um declínio ao longo do dia. A mínima registrada em BH foi de 16°C e a máxima estimada é de 22°C.
Durante o temporal, A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Os moradores não devem atravessar ruas alagadas e nem se abrigar ou estacionar veículos debaixo de árvores.
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil. Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Em caso de ocorrências, devem acionar o Corpo de Bombeiros, no 193, ou a Defesa Civil, no 199.
Risco de deslizamentos
Por causa da chuva nas últimas 24 horas e a tendência de tempo instável nos próximos dias, o risco geológico aumenta. Por causa da possibilidade de deslizamentos, a Defesa Civil emitiu um alerta para os moradores. A atenção deve ser redobrada nos sinais construtivos, principalmente, nas regiões da Pampulha, Norte, Nordeste, Noroeste, Leste, Oeste, Centro Sul e Barreiro.