Em Belo Horizonte, grávidas e puérperas com mais de 40 anos de idade e sem comorbidades não serão vacinadas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (12) como estava previsto no calendário de vacinação. A informação foi divulgada pela prefeitura.
A medida segue as orientações do Ministério da Saúde. A pasta determinou que a imunização deste grupo no Brasil será somente em mulheres com comorbidades e elas receberão apenas as vacinas Coronavac e Pfizer.
A definição é válida até a conclusão das análises de um caso raro de morte de uma gestante de 35 anos por causa de um acidente vascular cerebral hemorrágico que pode ter ligação com o uso da vacina AstraZeneca. Isso ainda não está confirmado.
Vacinação em outros grupos segue
A imunização de gestantes e puérperas com comorbidades e com idade a partir de 18 anos, completos até o dia 31 de maio, continua em Belo Horizonte nesta quarta-feira. A vacinação de pessoas com comorbidades de 50 a 52 anos também será realizada normalmente. Os endereços dos postos de vacinação podem ser conferidos no site da prefeitura.