O Governador Romeu Zema anunciou na manhã desta terça-feira (16) que a “Onda Roxa” será instaurada em todo o território mineiro a partir desta quarta-feira (17). O Governador fez o pronunciamento acompanhado do novo secretário da saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, e do coronel da Polícia Militar Rodrigo Sousa.
A decisão está prevista para durar 15 dias, e tem medidas mais restritivas com a intenção de frear a transmissão da Covid-19 nos 853 municípios do estado. A Onda Roxa é mandatória, e com isso, não pode ser recusada por nenhum dos municípios.
Algumas medidas contempladas pelo projeto do Minas Consciente são: permissão de funcionamento apenas dos serviços essenciais; toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana; bares e restaurantes com funcionamento unicamente por delivery; circulação de pessoas só está autorizada para atividades essenciais; circulação sem máscara está proibida, seja em espaços públicos, ou em espaços privados de uso coletivo; entre outras.
Durante a entrevista concedida pelos representantes, o secretário Fábio Baccheretti confirmou que existe um diálogo entre os municípios e a confederação esportiva futebol para interromper o campeonato mineiro, e até para evitar jogos como o do campeonato paulista que deveria ocorrer amanhã em Belo Horizonte. Já o coronel Rodrigo Sousa afirmou que a polícia será responsável por efetuar uma fiscalização intensa e contínua para garantir a segurança de todos.
O estado vive o momento mais grave da pandemia. Em Belo Horizonte, por exemplo, a ocupação de leitos de terapia intensiva chegou aos 93,4% na última segunda-feira.