A inadimplência entre os belo-horizontinos segue em baixa. O último mês de 2020 fechou com queda de 7,39% na comparação com o mesmo período de 2019. Contudo, dentre os jovens de 18 a 24 anos a inadimplência cresceu 62,13%. O estudo destaca que a inadimplência é mais acentuada entre os jovens, pois, eles são mais sensíveis a lidar com situações de incertezas e, geralmente, não possuem planejamento financeiro.
“É importante destacar que a tendência de inadimplência entre os jovens vem sendo observada nos últimos nove meses”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.
Quando analisada por gênero, a pesquisa mostra que, na comparação anual, há uma desaceleração para ambos os gêneros. E, embora as mulheres apresentem situação menos favorável no mercado de trabalho, com menores rendimentos reais e maior taxa de desemprego quando comparada aos homens, a distância no indicador de inadimplência diminuiu nos últimos meses de 2020. Homens registraram uma desaceleração de 8,13% e mulheres, 7,92%.